sábado, 28 de agosto de 2010

FONTE DE SAUDADES

FONTE, como esquecer? Dos jogos memoráveis e os gols inesquecíveis? A verdade é que vamos morrer de saudade daquela "beleza poluída", do tempero, do som da batucada, da mistura que só um BAxVI pode proporcionar, esse é o tipo de coisa que só se vê na Bahia, torcedores rivais em campo, mas amigos fora dele, no meu caso (Wagner) é engraçado já que duas pessoas importantes em minha vida e que não deixo de amar por conta disso são torcedoras do vitória, Kailane e Joelma, fora os amigos que também torcem pelo time adversário, como não sentir falta da estrutura precária, da farofa com o churrasquinho, o coroa aposentado com seu neto que poderia até ser o nosso "Abdala", e até mesmo as tristezas não dá para esquecer, sem contar os momentos em que você comemora um gol e abraça todos que estão do seu lado sem nunca ter visto essas pessoas antes na sua vida, FONTE, deixará guardado na minha memória (Hércules) os momentos com o meu pai, pois tudo que eu sei sobre futebol eu devo a ele. Como esquecer grande parte da minha vida, quando eu ficava ansioso esperando a semana passar e torcendo pra chegar o domingo para novamente ir à FONTE, ver o meu time jogar, como esquecer os BAxVIs? O gol de Raudinei, naquele momento do jogo me recordo com muita clareza eu disse: “Pai vamos embora já perdemos” e meu pai disse: “O gol vai sair agora!” dito e certo Pai. Sim teve os gols do Índio também, esses não me deixaram feliz confesso, não posso esquecer os gols do Weslei, Nonato, Robgol, Lima Sergipano, não esquecendo dos "heróis" de hoje como Jael e Graal, não podemos deixar de falar que o gol mais bonito que eu já vi na minha vida foi na FONTE o gol de bicicleta de Sérgio Alves contra o Fortaleza que golaço!

Eu (Wagner) me lembro da euforia que meu tios faziam em casa quando ia ter jogo do "Esquadrão", e hoje em dia vejo meu primo Diego que ainda nem completou seus 8 anos, mas já grita, sofre, chora, enfim TORCE para o bahia como gente grande não na velha FONTE mas em PITU"AÇO", é engraçado ver os vizinhos aguardando o resultado do jogo para começar as piadas sobre o time que perdeu. Para os mais antigos a saudade deve ser muito maior, ter presenciado a época de ouro do futebol deve ter sido maravilhoso, o fato é que a FONTE, essa palavra curta, mas com um enorme significado para todos os baianos, torcedores do bahia ou do vitória estará guardada no coração dos baianos com muito carinho. Lembro-me dos jogos que eu voltava andando pra casa para economizar e comer o velho churrasquinho de gato na saída da FONTE. E o rei Pelé, imagine que quase o milésimo saia na FONTE em um Bahia x Santos, três dias antes do jogo contra o Vasco no Maracanã no segundo tempo, Pelé driblou o goleiro e tocou para o gol vazio, já saía para comemorar quando o zagueiro Nilo salvou o gol em cima da linha e foi vaiado pela torcida, e como diz Chico Buarque “Qualquer coisa que eu me recorde agora vai doer, a memória é uma vasta ferida” nada mais justo prestar uma homenagem a velha FONTE que para mim era o quintal de casa, sinto-me como uma pessoa que passa pela casa que viveu na infância e que foi toda modificada, talvez não tenha sido a melhor comparação enfim, eu sei que para muita gente o que estamos falando não faça muito sentido mais não estamos pedindo entendimento, e sim nos sentimos na obrigação de falar sobre a FONTE, pois tudo que é especial nas nossas vidas carregamos pra sempre. Podemos comparar a FONTE com o Coliseu em Roma, e os nossos gladiadores ao contrário de armaduras, espadas e escudos, usam acessórios mais simples como chuteiras e seus uniformes, mas o encantamento que provocam no público, hoje chamada de torcida, acredito que seja o mesmo daqueles tempos, e nada mais justo que agradecer a velha FONTE, que vai nos deixar saudades. Obrigado FONTE NOVA espero um dia levar meus filhos e netos pra "Momentos Mágicos" como os meus.

Abrejos e Bora Baêea Minha Porra!

Hércules Bressy e Wagner Juba (Em resposta a Declaração de Torcedor)

5 comentários:

  1. Salve publinalistas!!!
    Confeço que fiquei emocionado, pois sei bem do que estamos falando,ver um verterano de mais de meio século caindo é foda. Meu pai sempre me levou pra FONTE e lá pude presenciar todas as emoções sentidas por mim e meu coroa que é BAAAÊEEEAAA.... já eu um pouco de cada lado, pois os dois são da minha Bahia. Mas com certeza deixará muitas saúdades para os Bahianos e Vitórianos...

    ResponderExcluir
  2. De arrepiar, ainda mais quem viveu isso tuda na pele, como eu, faltou mencionar o gol de charles contra o Fast Club (parece nome de boate gay), tão emocionante quanto o de Raudnei (quase meu coração para nesse dia).
    Valeu pela lembrança Kbça dos tios e Diego (no auge dos seus 7 anos) Baêêaaa sadio da porra!!!

    ResponderExcluir
  3. QUE POST MASSA. MERECE ATÉ SER MATÉRIA ESPECIAL EM JORNAIS DE GRANDE CIRCULAÇÃO...TENHO ORGULHO DE SER PUBLINALISTA E DE FAZER PARTE DESTE TIME. ATÉ EU ME RENDO: BORA BAÊEEEEEEEEEEEEEA..., O RESTO DEIXA COM VCS.

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Hércules desculpe Pelo seu choro mas foi bem assim meu amigo pelo menos o Seu Bahia ganhou um estádio novo no pituaçu, então amigos foi bem melhor assim, pq vamos pra copa de 2014, junto a nossa formatura com fé em deus.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir