Livros



Este é um livro dirigido a estudantes e a recém-formados em geral, dando um enfoque especial para a carreira de Publicidade e Propaganda. É um guia para que o iniciante se mova com segurança no mundo novo que começa a conhecer: o mundo da profissão.

Download



Nem sempre existiu a propaganda criativa. Porque nem sempre ela precisou ser criativa. Depois da Revolução Industrial, o mundo assistiu ao lançamento de milhares de produtos novos. A geladeira, o automóvel, o liquidificador, o creme dental, a margarina e produtos de beleza passaram a ser vendidos em larga escala. Como tudo era novidade, bastava mostrar o produto, dizer para que ele servia e pronto: as pessoas iam correndo comprar. Por isso os anúncios eram óbvios, diretos, sem qualquer criatividade. Essa situação começou a mudar na segunda metade do séc. 20. Os produtos deixaram de ser novidade e foram surgindo diversos concorrentes no mercado. Foi por isso que surgiu a propaganda criativa: para ganhar a preferência do consumidor, diferenciar os produtos e construir a imagem das marcas.

Download



Manual do estagiário feito pelo publicitário Eugênio Mohallem.

Download 


Jornalismo Digital de Terceira Geração - Suzana Barbosa

O livro Jornalismo digital de terceira geração reúne os artigos apresentados durante as “Jornadas Jornalismo On-line.2005: Aspectos e Tendências”, durante os dias 25 e 26 de Novembro, na Universidade da Beira Interior, Covilhã (Portugal). Além dos artigos dos seis participantes das Jornadas (Anabela Gradim, António Fidalgo, Concha Edo, Jim Hall, João Canavilhas e Suzana Barbosa), o livro agrega mais duas importantes contribuições produzidas pelos autores brasileiros Elias Machado, Marcos Palacios e Paulo Munhoz. De um modo geral, os textos que integram este livro-coletânea refletem a evolução do jornalismo digital.

Manual Laboratório de Jornalismo na Internet - Marcos Palacios e Beatriz Ribas





O Manual de Laboratório de Jornalismo na Internet reúne parte dos Exercícios e Estudos Dirigidos produzidos pelos Professores Marcos Palacios e Beatriz Ribas, entre 2005 e 2007, na Oficina de Jornalismo Digital da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A publicação destina-se a uso em sala de aula, em cursos de graduação, atualização ou aperfeiçoamento em Jornalismo e áreas afins. Os exercícios têm caráter básico e introdutório, mas pressupõem algum grau de “alfabetização digital”: boa capacidade de navegação na Internet e utilização de softwares básicos de edição de imagem e texto.