Muitos redatores publicitários conseguem ser grandes frasistas, no mais puro espírito de um Millôr ou um Barão de Itararé. E aí, de repente, surge um título que vai funcionar tão bem no anúncio quanto fora dele.
Título é título e slogan é slogan já dizia minha professora de Redação Publicitária. O slogan é curto, faz lembrar o produto, a marca, uma campanha. O slogan tem vida útil indefinida e indeterminada. Somos muito limitados na criação slogan.
Já o título. Ah! Aqui a regra é outra. Não tem regra. Podemos viajar (é com g ou j?) na maionese – no bom sentido é claro – e criar frases que ficarão para a história (ou é estória?). Veja:
Os anúncios que a NBS fazia para a TAM Viagens já estiveram aqui na seção. Mas há sempre lugar para outras Grandes Frases, como esta do redator Felipe Rodrigues.
Se ficar parado fosse bom, a melhor parte da balada seria a fila.
Redator bom também não fica parado. Na campanha do Corsa que está no ar, o redator Marcelo “Pimpolho” Calvi, da McCann, criou vários outdoors sobre o tema “ficar parado “. Esse vai para a nossa coleção.
Tudo é tão simples que cabe num postal, já disse o verso da Rita Lee e Paulo Coelho, antes de conhecer o anúncio da AlmapBBDO para as Havaianas, com uma grande frase do redator Gustavo Sarkis.
Folheando um anuário de 1992, encontrei esse delicioso título da DM9 — antes de se assinar DDB — para vender o Pool de Revistas Femininas da Editora Abril: “As mulheres não consomem só os maridos”, sugere com humor o anúncio para o trade. Seria ótimo descobrir o redator do desabafo, quer dizer, da peça, que vai para a coleção das Grandes Frases da Janela.
O redator Victor Vicente não relaxou para fazer a campanha do fabricante de colchões Ortobom quando estava na agência Scalla. Um dos títulos cabe exatamente na proposta da seção Grandes Frases: funciona bem dentro e fora do anúncio.
Propaganda de restaurante japonês não é tudo igual. Apesar de os grafismos com o logo do coração dominarem a comunicação atual do Supermercado Zona Sul, há espaço para um redator esperto marcar presença, como fez Bruno Gentil, da Staff, para vender o restaurante japonês Madame Butterfly, onde qualquer um realmente gosta de comer cru. A boa explicação de que, pros apressados, é “pra dar tempo de repetir”, faz a frase funcionar até fora do anúncio.
Cliente que veicula anúncio toda semana traz um grande desafio para a agência. Mas a redatora Renata Raggi tem se divertido com grandes frases para a Tam Viagens. “Férias é uma palavra que está sempre no plural porque ninguém quer tirar uma só” é uma delas. Outra: “Ainda bem que Isaac Newton não nasceu no Brasil. Imagine descobrir a lei da gravidade debaixo de um coqueiro”…
O redator Marcelo Aragão, da Fallon, deve ter se divertido na campanha do Citibank que propõe que os clientes relaxem um pouco mais, já que o banco garante. São várias grandes frases. Vejam esta outra: “Por que as semanas demoram tanto e os anos passam rapidinho?”.
Pai só podia ser mesmo um cara parecido com você. Afinal, não era qualquer um que você deixaria sair com a sua mãe.
Comemorando o Dia dos Pais, a Script criou para a Taco uma peça edipiana, mas divertida. A frase é de Milena Zindeluk, a partir de criação conjunta com Rafael Pitanguy e Ricardo Real, que também assina a direção de criação.
Segurança, conforto, estabilidade. Tudo que uma mulher procura em um homem e um homem procura em um carro.
Antes que as mulheres esbocem algum protesto por este título do redator Marcos Lima Verde para a campanha do Peugeot 307, um aviso: na ficha técnica, há duas mulheres aprovando pelo cliente: Ana Thereza Borsari e Patrícia Morales. Afinal, como elas são de Venus e nós de Marte, não há como negar as diferenças e admitir que a frase é realmente ótima. A agência foi a Carillo Pastore Euro RSCG.
O que engorda mesmo não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas o que você come entre o Ano Novo e o Natal.
Leitores da Janela mandaram este anúncio da DM9DDB para a Cia.Athlética, apontando a coincidência com a peça da Forum. A gente não quer entrar no mérito de quem veio antes, porque sabe que é perfeitamente possível dois criadores chegarem a uma mesma idéia por caminhos diferentes. O que importa é que a frase, criada pela redatora Laura Esteves, também é ótima e merece estar na nossa coleção.
Que todas as alegrias que você viver entre o Natal e o Ano Novo se repitam entre o Ano Novo e o Natal.
Gustavo Bastos mandou para a Janela o título de uma peça de seu cliente Fórum Ipanema, veiculado na época do último reveillon. Claro que com uma foto daquelas a última coisa que alguém consegue olhar nessa peça é o título, mas ele se encaixa bem na nossa busca de frases publicitárias que funcionam tanto no anúncio quando fora dele. O texto é do próprio Gustavo.
Esse ótimo título é de Raphael Gancz, da Duda-Rio. Na nova campanha para dizer que a Petrobras é a maior patrocinadora do surf no Brasil, a agência se divertiu. Veja 2 outros: “A Terra é formada por 2/3 de água. Viu quanto mercado de trabalho o surfe tem?” e “Gasodutos, oleodutos, polidutos. Com tantos tubos, a gente tinha que patrocinar o surfe”. Assinam ainda Marcos Hosken, Kika Botto e Dan Zecchinelli.
Em 1992, com o caso PC Farias, uma criativa agência mineira foi obrigada a fechar, interrompendo sua brilhante história de criatividade na publicidade brasileira: a Setembro. São dela, de 1979, estas peças para o empreendimento rural Planta 7, bronze no 4º Anuário do CCSP. Outra da campanha: “Se a miséria é triste em fotografia, imagine no estômago”. As grandes frases são do redator David Paiva.
O redator carioca Sérgio de Paula sempre foi um grande frasista. Esta semana, ele saiu-se com mais algumas para a campanha do Guia Nossos Bichos, a primeira da agência Brasil.Com para o seu novo cliente O Dia. Da campanha destacamos esta.
Esse peça vem da ótima JWT-Curitiba. A série de anúncios da joalheria Bergerson deveria promover a coleção “Flores”, da empresa. E o redator Alexandre “Nego Lee” Popoviski saiu-se com esta pérola de sacada. Perfeita no anúncio da campanha, ainda vai funcionar daqui a 20 anos, enquanto o assunto for presente para mulheres.
É do redator Chiquinho Lucchini, da Quê/Next, esta peça para divulgar um jogo de basquete patrocinado pela Telemar. Além de ser um ótimo título, a grande sacada merece ultrapassar seu tempo de vida publicitária.
fonte: janela.com.br
Vejamos algumas frases:
- Elegância não se resume a dar nós em gravatas: marinheiros dão nós como ninguém e se vestem como o Pato Donald.
- Minha cidade é como um jogo de xadrez: para cada dama, oito peões.
- Filhos crescem, casam e têm filhos. Não necessariamente nesta ordem.
- Não dá para acreditar num país que comprou o Acre.
- Diploma universitário não serve para nada e ainda faz você perder a carteirinha de estudante.
- Quadrinhos de jornal são muito complicados: você está lendo o Recruta Zero e sem mais nem menos surge um tal de Garfield no meio da história.
- A humanidade ainda não encontrou resposta para alguns mistérios. Por exemplo, para onde vão todos aqueles japoneses que passam em primeiro no vestibular?
- É preciso reconhecer que este ano nossos parlamentares apresentaram vários projetos de emenda: emenda o carnaval, emenda Tiradentes e emenda Corpus Christi.
- Se o horário oficial é o de Brasília, porque a gente tem que trabalhar na sexta e eles não.
- Tirando o Elvis, quem é vivo sempre aparece.
- Todo pesquisador é meio doido. Você acha que deve ser normal o cara que contou os pés da centopéia?
- Entre Livro e internet, prefiro livro. Pelo menos ele só cai quando durmo.
- Mais prudente é duvidar de tudo. Alias, não acredite nisto.